Ver todas as notícias

5_6_2020__1_Meio Ambiente Linha Verde.jpg - uploaded/imgs/noticias/5_6_2020__1_Meio Ambiente Linha Verde.jpg - Linha Verde divulga levantamento sobre denúncias de crimes ambientais no Estado do Rio


Linha Verde divulga levantamento sobre denúncias de crimes ambientais no Estado do Rio

4/6/2020



Por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 5 de Junho além da preocupação com o que estamos fazendo em prol do Meio Ambiente, o Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia do RJ, específico para denunciar crimes ambientais realizou um pequeno levantamento de dados a respeito dos diversos ilícitos cometidos no Estado do Rio de Janeiro denunciados ao programa.

Desde o dia 1º de janeiro de 2020, o Linha Verde já cadastrou 5160 informações sobre os crimes ambientais. Mais de 50% de todas as informações recebidas em 2020 diz respeito ao crime de maus tratos contra animais (2829), mas ainda destacam-se os crimes de poluição do ar (497), desmatamento florestal (390), extração irregular de árvores (389) além de guarda e comércio de animais silvestres (263). Como nessa época do ano há uma maior incidência de balões, até por conta das festas juninas, vale sempre solicitar a população que no caso de souber de pessoas confeccionando, armazenando balões ou locais onde há soltura desses balões, denuncie essa atividade, cadastrada 31 vezes desde o início do ano, bem menos do que no mesmo período dos três últimos anos

Analisando os dados mais a fundo, montando um “top ten” territorial dessas informações, os municípios que mais denúncias fizeram ao Linha Verde foram: 1) Rio de Janeiro; 2) Nova Iguaçu; 3) São Gonçalo; 4) Niterói; 5) Duque de Caxias; 6) São João de Meriti; 7) Petrópolis; 8) Maricá; 9) Angra dos Reis; 10) Belford Roxo.

Se levarmos em consideração que a maior parte das denúncias vem da capital, os bairros da zona oeste (Campo Grande, Jacarepaguá, Guaratiba, Taquara e Ilha do Governador) são os que mais se destacam.

Vale reforçar que todas as denúncias cadastradas são encaminhadas aos órgãos competentes para averiguação (como a polícia ambiental) e quando há um resultado positivo, o órgão encaminha a resposta ao Linha Verde para a divulgação. Com as informações que o Linha Verde recebe, esses órgãos já conseguiram coibir diversos crimes, auxiliando na preservação do Meio Ambiente no Estado do RJ. Só como curiosidade, as denúncias levaram a polícia a encontrar cerca de 11 mil metros quadrados de área desmatada, construções irregulares, além de resgatar quase 100 animais mantidos em cativeiro de maneira ilegal. (dados abaixo do texto). Tudo isso após uma simples ligação para os telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (custo de ligação local).

Importante dizer também que as denúncias podem ser feitas inclusive pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” para celulares, onde é possível enviar fotos e vídeos.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente

 

 



Ver todas as notícias

© 2015 Disque Denúncia Rio todos os direitos reservados. Criação e desenvolvimento por ASCOM DD Rio.

O Disque Denúncia é uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública com a sociedade civil do Rio de Janeiro.